Entrevista com: Carlos Maltz


O Blog RockSetlist fez uma entrevista especial com o ex-baterista do Engenheiros do Hawaii, e hoje astrólogo, Carlos Maltz.

Maltz foi o primeiro baterista e fundador da banda Engenheiros do Hawaii, juntamente com Humberto Gessinger, Carlos Stein e Marcelo Pitz. Tocou com a banda até 1995, onde fez parte do trio que deixou saudade dos fãs até hoje: Gessinger,Licks & Maltz.

Após sua saída, Maltz formou o Irmandade, onde era letrista e vocalista da banda, mas em 1999 ele resolveu deixar a música um pouco de lado, e se dedicou para virar astrólogo, pois astrologia o fascina desde os tempos de Engenheiros. Inteligente e sarcástico, Maltz deu uma bela entrevista ao blog, confira.

RS: Gostava de música já na infância?
CM ":Sim. desde o Yellow Submarine dos Beattles que ouvi com uns 6 anos de idade... com uns doze, eu já destruia os armários lá de casa... panelas, etc..."

RS:Como começou a tocar bateria ?
CM: "Sempre toquei bateria, mesmo antes de poder comprar o instrumento... tocava nas panelas, gavetas lá de casa... quando pedi pro meu pai me comprar uma bateria ele disse: "se você passar no vestibular ( que na compreensão dele significava passar em Engenheria, na Federal do RGS) eu te dou um fusca... se você quiser, pode vender o fusca e fazer o que bem entender com o dinheiro"... passei na Federal, passei o fusca nos cobres e comprei minha "pinguim"... isso foi em 1980... eu tinha 18 anos..".

RS:Quem são seus maiores ídolos no instrumento?
CM: "Peart, Bonham, Paice, Ringo, Nick Mason do Floyd... esses caras da época em que a música era feita por seres humanos... para seres humanos..."

RS:Qual seria sua banda dos sonhos ?
CM: "Já existe: Geddy Lee no baixo, Alex Lifeson na Guitarra e Neil Peart na bateria. uma banda não é um bando... uma banda é um campo de sintonia... um monte de caras que tocam muito, juntos, não é necessariamente uma banda... por isso que a maior banda ainda é o U2... aqueles caras tem amor e respeito entre sí... souberam virar personagens pop, e não deixaram isto ficar maior do que as suas pessoas... eita coisa difícil de encontrar por aí... nessa terra de gigantes que trocam amigos por meia duzia de moedas... eita coisa difícil de encontrar... neguinho faz uma merreca de sucesso comparado ao que eles tem, e já coloca uma máscara e começa a achar que é grandes coisa... a pobreza espiritual é de dar dó... banda, mas banda mesmo, é coisa rara..."

RS: Dos vários sub-gêneros do Rock N Roll, qual o seu favorito ?
CM: "Pra mim só existe musica boa e música ruim... música boa é a que toca o meu coração de alguma maneira, independente de estilo... quem tem pressa não se interessa por questões de estilo..."

RS: Aprecia bandas de Blues até Heavy Metal ?
CM: "Rush é Heavy Metal?"

RS:O que acha das novas bandas surgindo no Brasil ?
CM: "Tô por fora... sou do tempo que música servia para expandir a consciência... e não para imbecilizar... só escuto velharia..."

RS:Acha que a música gaúcha é diferente da do resto do país ?
CM: "Tanto quanto o futebol gaúcho é diferente do futebol praticado no resto do país... "

RS:Que banda você não ligava muito, mas hoje admira bem?
CM: "Legião. "

RS:Além de integrantes e ex-integrantes do Engenheiros, tem amigos na música?
CM: "Tenho muitos amigos que gostam de música e tocam, cantam etc... "

RS: Por que acha que vocês foram tão criticados pela mídia, e por que mesmo assim tem muitos fãs, e ainda mais fiéis que os outros ?
CM: "Crítico de música não gosta de música... se gostasse não seria crítico, seria músico... crítico gosta de coisa fashion, passageira, fogo de palha...crítico gosta de música que esteja abaixo de sí mesmo, música que precisa de crítico de música para existir... Engenheiros não é isso... Engenheiros está muito além da marolinha dos críticos...os fãs querem um símbolo... Engenheiros é um baita símbolo... uma tsunami no coração de gerações de pessoas... os críticos babam de inveja... fazê-o-quê? "os cães ladram e a caravana passa"...

RS:Como é para uma banda brasileira tocar no exterior?
CM: "Pra nós, tocar no Brasil já era tocar no exterior..."

RS: Pra você, qual o melhor cd do Engenheiros em que você participa?
CM: "Revolta dos Dândis."

RS:Normalmente você ainda houve a banda ?
CM: "Não. eu nunca ouví".

RS: Como foi tocar no mesmo dia de festival com o Nirvana ?
CM: "Foi legal. fomos até o final do show, apesar da chuva de latas...fizemos o nosso show interinho... sem arredar pé... com Parabólica e tudo... e deu uma peninha daquele cara...sabe... o loirinho... eu logo ví que ele não ia durar muito tempo... psicose maníaco-depressíva... a pessoa não tem a menor idéia do seu tamanho real...o cara acha que é deus, e no momento seguinte acha que é nada... phoda maninho... muito phoda mesmo...
E com aquele monte de baba-ovo em volta, onde é que o cara vai se agarrar? não tem nada real em volta... só tem fantasia, ilusão... quando o cara vai ver, a vida dele não faz sentido nenhum...cadê o amor? cadê os amigos de verdade? e sem isso, maninho... a vida não vale muita coisa... hoje em dia chamam de "transtorno bi-polar"... é mais politicamente correto... sabe... até falei isso na entrevista da MTV... falei que o cara não ia durar muito... tinha cheiro de morte no show dos caras... aquilo não era só um show de rock... era uma celebração do "deus" da morte... mas os caras não colocaram no ar... triste né? uma pessoa viver cercada de gente que só quer sugar o seu sangue... show business, brother... na hora que a coisa aperta mesmo, quem é que sobra, do lado do cara? daquele bando de baba-ovo, quem é que sobra? na hora da verdade... a vaidade vira pudim... e quem é que é de verdade? o que é que a gente tem, de verdade, brother o que é que a gente é... de verdade... na hora da verdade?"

RS:Qual show do Engenheiros foi inesquecível para você?
CM: "Os dois Hollywood Rock... esse aí do NIrvana... e o primeiro, quando o Pacaembu cantou o show inteirinho com a gente..."

RS: Completando 25 anos da banda, qual a probilidade de você voltar a tocar com a banda?
CM: "Cada vez menor... não tenho mais saco para aturar algumas coisas que andam junto com uma banda... eu amo a música e amo esta banda que ajudei a fundar... passei anos desejando em meu coração poder participar de uma re-união com o Humberto e o Augusto... passei anos sendo o advogado de defesa desta causa... mas recentemente, o Humberto conseguiu me convencer de que esta é uma causa perdida, e o Don Quixote é ele, não eu... "

RS: A fama atrapalha seu trabalho como astrólogo?
CM: "Na verdade... não... a maioria das pessoas que eu atendo não está nem aí para este assunto... muita gente nem sabe disto..."

RS: Licks,Pitz,Horn,HG, Deluqui, ainda mantém contato com alguns desses seus antigos companheiros de banda?
CM: "Só com o Gessinger... "

► Leia mais...

The Smashing Pumpkins




Nome: The Smashing Pumpkins

Origem: Estados Unidos

Integrantes Atuais:Billy Corgan
Jimmy Chamberlim

Estilo:Rock Alternativo

Discografia:Gish (1991)
Siamise Dream(1993)
Mellancolie anda Infinite Sadness(1995)
Adore(1998)
Machina/The Machine of Gods(2000)
Machina2/The Friends & Enemis Modern Music(2000)
Zaitgeist(2007)
Teargarden by Kaleidycope(2009)


Biografia: The Smashing Pumpkins é uma banda de rock alternativo,norte-americana formada em chicago em 1987.A banda passou por diversas mudanças de integrantes ao longo do tempo, mas durante a maior parte de sua carreira, assim como na maioria dos créditos em seus álbums.
Menos influenciada pelo punk rock como as diversas bandas de rock alternativo,a banda possuie uma densa sonoridade,com maior prensença da guitarra com diversos tipos de sons.
Estourou na sparadas com o seu segundo álbum,no qual fez uma extensa turne somada com o lançamento de seu album posterior.Smashing Pumpkins foi uma das bandas mais aclamadas e de maior sucesso comercial dos anos 1990,de qualquer maneira, brigas internas, uso de drogas e a diminuição das vendas dos álbuns obrigaram a banda a se encerrar no ano de 2000.Mas em abril de 2006 Billy Corgan anunciou que a banda estava retornando e que iriam gravar um novo álbum.Os membros que retornaram foram Billy Corgan e Jimmy Chamberlin, e eles contrataram novos membrospara a turne e divulgação do álbum Zeitgeist.


SETLIST:
As mais Rock N Roll:
Rhinoceros,Zero,Cherub Rock,Here Is NO Why,Pug e United States.

As Mais Calmas:
Today,Mellon Collie and the Infinite Sadness,1979,Perfect e Soma.

As mais Conhecidas:
Cherub Rock,Zero,Today,Bullet With Butterfly Wings,Daydream e Neverlost.

As 6 Melhores:
Cherub Rock,Today,JellyBelly,Adore,Bullet With Butterfly Wings e Thru the Eyes of Ruby





► Leia mais...

Serj Tankian

Nome: Serj Tankian
Origem: Líbano/Armênia
Estilo: Metal Alternativo,Art Rock e Rock Experimental

Discografia:

Elect The Dead - 2007
Lie Lie Live EP - 2008
Imperfects Harmonies - 2010

Biografia:

Serj Adam Tankian,nascido em Beirute(Líbano)no dia 21 de agosto de 1967 é vocalista da banda System Of A Down que encontra-se desde o segundo semestre de 2006 em hiatus e também costuma a realizar trabalhos paralelos como sua carreira solo.Tankian possui descedencia armênica sendo que todos seus quatro avós vivenciaram o genocídio armênico em 1915 perpetuado pela Turquia onde refugiaram no Líbano.

Serj vem de uma família de artistas. Desde pequeno cantava com seu pai, Katchadour, e seu irmão mais novo, Sevag.


Serj tem um projeto musical com Arto Tunçboyacıyan chamado Serart com o qual lançou apenas um álbum homônimo. As músicas são de difícil classificação, mas pode-se dizer que saíram de uma mistura de diferentes batidas, ritmos e riffs, indo do rock até músicas folclóricas. Serart foi o primeiro lançamento da gravadora de Tankian, a Serjical Strike Records. Além disso, Serj é poeta , tendo lançado um livro de poesia, intitulado Cool Gardens, cuja ilustração foi feita por Sako Shahinian. O livro foi publicado pela MTV Books.
O cantor lançou seu primeiro álbum solo (Elect the Dead) em 23 de outubro de 2007, via Serjical Strike/Reprise Records. Serj atuou também na produção do álbum, além de tocar praticamente todos os instrumentos.

Serj se tornou, nesse mesmo ano, cidadão da Nova Zelândia, depois de se apaixonar pelo país.
Recentemente, realizou um concerto com a Orquestra Filarmônica de Auckland, onde tocou quase todas as faixas de seu álbum e mais algumas não lançadas. O CD\DVD do espetáculo será lançado em março de 2010. Tankian também pretende lançar um novo livro de poesia, cujas ilustrações serão feitas por Roger Kupelian, diretor do clipe de Honking Antelope (Elect the Dead, 2007).Em setembro de 2010 Serj lancou seu segundo album denominado imperfect harmonies,porem não foi bem aceito,igual seu ultimo album elect the dead.

SETLIST:

As Mais Calmas: Saving Us, Feed Us, Elect The dead, Lie Lie Lie and Yes, It's Genocide
As mais Rock N Roll: Empty Walls, The Unthinking Majority, Sky Is Over, Honking Antelope e Beethoven's Cunt
As 6 Melhores: Empty Walls, The Unthinking Majority ,Sky Is Over, Feed Us, Saving Us e Left Of Center

► Leia mais...

Chuck Berry

Nome: Chuck Berry
Origem: St. Louis, Missouri (EUA)
Instrumentos: Guitarra e vocal
Estilo: Blues, Blues-Rock, Rockabilly
Início: 1955

Discografia:

2002 - Chuck Berry - In Concert
2001 - Johnny B. Goode (Columbia River)
2001 - Blast From The Past: Chuck Berry
2000 - Live On Stage
2000 - Johnny B. Goode (Legacy)
2000 - Live!
2000 - Chuck Berry - Anthology
1999 - 20th Century Masters - The Best Of Chuck Berry
1998 - Rock & Roll Music
1998 - Live: Roots Of Rock 'N' Roll
1998 - The Latest & The Greatest / You Can Never Tell
1997 - Guitar Legends
1997 - Chuck Berry - His Best, Vol. 1
1996 - Let It Rock
1996 - Roll Over Beethoven
1996 - The Best Of Chuck Berry
1994 - On The Blues Side
1994 - Live At The Fillmore Auditorium (Bonus Tracks)
1988 - The Chess Box (Box Set)
1987 - Hail! Hail! Rock 'N' Roll
1986 - Rock 'N' Roll Rarities
1983 - 20 Hits
1982 - Chuck Berry (picture disc)
1982 - Chuck Berry
1982 - Reelin' And Rockin'
1982 - "Retro Rock" - Chuck Berry - Broadcast Week
1982 - The Great Twenty-Eight
1982 - Toronto Rock 'N' Roll Revival 1969 Vol. III
1982 - Toronto Rock 'N' Roll Revival 1969 Vol. II
1981 - Chuck Berry Live
1981 - Alive And Rockin'
1979 - Chuck Berry All-Time Hits
1979 - Rock It
1978 - Chuck Berry Live In Concert
1978 - Chuck Berry's 16 Greatest Hits
1978 - The Best Of The Best Of Chuck Berry
1976 - Chuck Berry's Greatest Hits
1975 - Chuck Berry
1974 - Chuck And His Friends
1974 - Flashback
1974 - Chuck Berry's Golden Decade Vol. 3
1974 - Wild Berrys
1973 - Sweet Little Rock And Roller
1973 - Bio
1973 - Chuck Berry's Golden Decade Vol. 2
1972 - Johnny B. Goode
1972 - St. Louie To Frisco To Memphis
1972 - The London Chuck Berry Sessions
1971 - San Francisco Dues
1970 - Back Home
1969 - Concerto In B. Goode
1968 - From St. Louie To Frisco
1967 - Live At The Fillmore Auditorium, San Francisco
1967 - Chuck Berry In Memphis
1967 - Chuck Berry's Golden Hits
1967 - Chuck Berry's Golden Decade
1965 - Fresh Berry's
1965 - Chuck Berry In London
1964 - St. Louis To Liverpool
1964 - Two Great Guitars - Chuck Berry And Bo Diddley
1964 - Chuck Berry's Greatest Hits
1963 - Chuck Berry On Stage
1962 - Chuck Berry Twist
1961 - New Juke-Box Hits
1960 - Rockin' At The Hops
1959 - Berry Is On Top
1958 - After School Session
1958 - One Dozen Berrys
1957 - Rock Rock Rock


Biografia:
Considerado por muitos como o "Pai do Rock n Roll", Chuck Berry é um dos mais importantes músicos do gênero até hoje, tendo influenciado diretamente várias bandas, como os Beatles e Rolling Stones.
Misturando elementos do Blues com do Country, e com letras jovens, além de um timbre de guitarra excepcional, Berry gravou vários sucessos, que animam os palcos até hoje.

SETLIST:

As mais Rock N Roll: "Roll over Beethoveen", "Johnny B. Goode", "Rock and Roll music", "Roll Over Beethoveen"
As Mais Calmas: "No particular place to go", "You never can tell", "You can't catch me", "Down bound train", "Havana Moon"
As mais Conhecidas: "Johnny B. Goode", "Maybellene", "Sweet Little Sixteen" , "Route 66"
As 6 Melhores: "Johnny B. Goode", "Roll over Beethoveen", "Rock and Roll music", "Sweet Little Sixteen", "Route 66" e "Confessing the blues"




► Leia mais...

Casa das Máquinas

Nome: Casa das máquinas
Origem: Brasil
Integrantes Atuais: Luiz Franco Thomaz (Netinho),
Mário Franco Thomaz,Andria Busic,Faíska
e Mário Testoni Jr.
Estilo: Rock Progressivo e Hard Rock
Início: 1970

Discografia:
1974 - Casa das Máquinas
1975 - Lar de Maravilhas
1976 - Casa de Rock
1978 - Ao Vivo em Santos (bootleg)
2000 - Pérolas (coletânea)
2008 - Ensaio 2007 (edição limitada, vendida apenas no Festival Psicodália)

Biografia:
A banda começou quando José Aroldo Binda (Aroldo) e Luiz Franco Thomaz (Netinho), dois ex-integrantes da banda Os Incríveis, juntaram-se a Carlos Roberto Piazzoli conhecido como Pisca , Carlos Geraldo Carge, ex-integrante da banda Som Beat, que tocava baixo e guitarra, e Pique, ex-integrante da banda de Roberto Carlos que tocava órgão, piano, saxofone e flauta. No começo ficaram conhecidos como "os novos Íncríveis", fazendo shows por todo o Brasil. Seu repertório incluia músicas de Elvis Presley, Paul Anka, Chubby Checker, Neil Sedaka, entre outros. Nas apresentações vestiam figurinos, se maquiavam e davam grandes performaces teatrais no palco. Em 1974 entraram em estúdio e gravaram seu primeiro LP, intitulado Casa das Máquinas.

SETLIST:
As mais Rock N Roll:
"Casa de Rock", "Doutor Medo", "Londres"
As Mais Calmas: "Certo Sim, seu errado", "Mania de ser" e "Canto Livre"
As mais Conhecidas: "Casa de Rock", "Certo Sim, seu errado" e "Vou morar no ar"
As 6 Melhores: "Casa de Rock","Doutor medo", "Eu queria ser", "Londres", "Canto livre e "Certo sim, seu errado"


► Leia mais...

Genesis

Nome: Genesis
Origem: Godalming, Surrey, Inglaterra - Reino Unido
Integrantes Atuais: Mike Rutherford, Tony Banks, Phil Collins, Chester Thompson e Daryl Stuermer.
Estilo: Rock Progressivo e Art Rock
Início: 1967

Discografia:
Álbuns de estúdio e EP's
1969 - From Genesis to Revelation
reeditado em 1974 como In The Beginning
reeditado em 1980 como Where The Sour Turns To Sweet
1970 - Trespass
1971 - Nursery Cryme
1972 - Foxtrot
1973 - Selling England by the Pound
1974 - The Lamb Lies Down on Broadway
1976 - A Trick of the Tail
1976 - Wind and Wuthering
1977 - Spot the Pigeon (EP)
1978 - ...And Then There Were Three
1980 - Duke
1981 - Abacab
1982 - 3 X 3 (EP)
1983 - Genesis
1986 - Invisible Touch
1991 - We Can't Dance
1997 - Calling All Stations

Biografia:
Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Peter Gabriel, Mike Rutherford, e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. Alcançaram sucesso considerável nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Com aproximadamente 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o Genesis é considerado um dos trinta maiores artistas de todos os tempos. A banda é amplamente conhecida por duas fases musicais diferentes. Na fase inicial da carreira, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais a tornou uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970.
Criações clássicas da banda nesse período incluem a canção de 23 minutos "Supper's Ready", além do álbum conceitual de 1974 The Lamb Lies Down on Broadway. A partir da década de 1980, sua música tomou um caminho distinto em direção ao pop, os tornando mais acessíveis para a cena musical.

SETLIST:
As mais Rock N Roll:
"Eleventh earl of mar", "In that quiet Earth", "Invisible Touch" ,"Land of Confusion"
As Mais Calmas: "Afterglow", "Blood on the Rooftops", "Hold my heart" , "Mama", "One of wine"
As mais Conhecidas: "Follow You Follow Me ", "Invisible Touch", "That's all", "Mama" e "Into too deep"
As 6 Melhores: "All in a mouse night", "Blood on the Rooftops","Follow You Follow Me ", "Mama", "One of Wine" e "Invisible Touch" .




► Leia mais...

Rush

Nome: Rush
Origem: Toronto, Ontário
Integrantes Atuais: Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart
Estilo: Rock Progressivo e Hard Rock
Início: 1968

Discografia:
Álbuns de estúdio
Rush (1974)
Fly by Night (1975)
Caress of Steel (1975)
2112 (1976)
A Farewell to Kings (1977)
Hemispheres (1978)
Permanent Waves (1980)
Moving Pictures (1981)
Signals (1982)
Grace Under Pressure (1984)
Power Windows (1985)
Hold Your Fire (1987)
Presto (1989)
Roll the Bones (1991)
Counterparts (1993)
Test for Echo (1996)
Vapor Trails (2002)
Feedback (2004)
Snakes & Arrows (2007)


Biografia:

Rush é uma banda canadense de rock progressivo formada originalmente em agosto de 1968, na cidade de Toronto, Ontário, composta atualmente pelo baixista, teclista e vocalista Geddy Lee, guitarrista Alex Lifeson, e o baterista e letrista Neil Peart. O grupo passou por uma série de diferentes formações entre 1968 e 1974, alcançando a formação definitiva quando Neil Peart tinha substituído o baterista original John Rutsey em julho de 1974, duas semanas antes da primeira turnê nos E.U.A..

Desde o lançamento do álbum de estreia em março de 1974, Rush tornou-se conhecido pelas halilidades instrumentais de seus membros, composições complexas, e letras elétricos que abordam pasadamente a ficção-científica, fantasia, e libertarianismo, dirigindo-se assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.

Musicalmente, o estilo evoluiu ao longo dos anos, começando no blues inspirado no heavy metal em seus primeiros álbuns e, em seguida, englobando hard rock e o rock progressivo, um período dominado pelos sintetizadores e, mais recentemente, o rock moderno. Eles têm influenciado vários artistas musicais, incluindo Metallica,The Smashing Pumpkins e Primus, bem como as bandas de metal progressivo como Dream Theater e Symphony X.

SETLIST:
As mais Rock N Roll:
"New World Man", "Roll the bones", "Earthshine","Distant Early Warning"
As Mais Calmas: "The Pass", "Bravado", "The Big Money", "Xanadu", "Close to the heart"
As mais Conhecidas: "Tom Sawyer", "YYZ" , "Flight by night" e "The Spirit of Radio".
As 6 Melhores: "Tom Sawyer", "YYZ" , "Distant Early Warning" , "Earthshine", " A Fareweel to kings" e "New World Man"





► Leia mais...